sábado, 12 de março de 2011

Atuação da Educação Especial nas escolas.

Identificação de necessidades e elaboração de plano de atendimento
*Identifica as necessidades específicas do aluno com deficiência.
*Identifica os resultados desejados.
*Identifica as habilidades do aluno.
*Realiza levantamento de materiais e equipamentos.
*Elabora plano de atuação, visando serviços e recursos de acessibilidade ao conhecimento e ambiente escolares.

Atendimento ao aluno
*Organiza o tipo e o número de atendimentos ao aluno com deficiência.

Produção de materiais
*Transcreve, adapta, confecciona, amplia, grava, entre outros materiais, de acordo com as necessidades dos alunos.

Aquisição de materiais
*Indica a aquisição de: softwares, recursos e equipamentos tecnológicos, mobiliário, recursos ópticos, dicionários e outros.

Acompanhamento do uso dos recursos em sala de aula
*Verifica a funcionalidade e a aplicabilidade do recurso: impacto, efeitos, distorções, pertinência, negligência, limites e possibilidades do uso na sala de aula, na escola e em casa.

Orientação as famílias e professores quanto ao recurso utilizado pelo aluno
*Orienta, ensina o uso e aplicação de recursos, materiais e equipamentos aos alunos, pais e professores nas turmas do ensino regular.

Formação
Promove formação continuada para os professores do atendimento educacional especializado; para os professores do ensino comum, visando o entendimento das diferenças e para a comunidade escolar em geral.

Um comentário: